sexta-feira, 20 de março de 2009

O que há de melhor nas grandes cidades canadenses

Como alguns sabem, já tive a oportunidade de conhecer 5 das maiores cidades do Canadá, Vancouver, Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec. Acredito que para completar a lista de cidades mais importantes, faltam ainda Calgary e Edmonton, mas dessas vou ficar devendo. Pontos básicos, como educação do povo e transporte público, nem vou citar, pois é chover no molhado.

1. Vancouver
Pontos positivos: clima mais ameno, tanto no verão quanto no inverno. População mestiça, lá você encontra de tudo, latinos, asiáticos, canadenses e europeus. Belezas naturais, pois além de ser uma cidade com parques, tem alguns pontos turísticos interessantes, como Capillano Bridge, Stanley Park, Aquário, prox. as montanhas rochosas e ao lugar mais bonito do mundo, Lake Louise (há 900Km de distância). tá bom vai, é mais perto de Calgary rsrs

Pontos negativos: mercado de trabalho escasso, excesso de homeless e drogados nas ruas. A Hasting St. uma das principais ruas da cidade da até medo, principalmente à noite.

2. Toronto
Pontos positivos: cidade metropolitana, com vida noturna intensa. Proximidade de Niagara Falls, dos E.UA. Mercado de trabalho muito agitado.

Pontos negativos: no inverno faz muito frio, chegando várias vezes abaixo de -20C. A alta incidência de população chinesa na cidade, principalmente pela cultura deles, deixa a cidade com um clima de suja. Não sei, tive esta impressão, Chinatown parece o Brás.

3. Montreal
Pontos positivos: clima europeu. Sinalização, apesar da lingua oficial ser a francesa, você anda facilmente por toda a Montreal sem problemas, muito bem sinalizado. Gastronomia, achamos comida de todos os lugares e preços.

Pontos negativos: clima, vida noturna e para mim, o idioma francês.

4. Quebec
Pontos positivos: clima europeu e estilo de vida tranquilo (para aposentados uma cidade maravilhosa)

Pontos negativos: clima, vida noturna, francês, mercado de trabalho, falta de atrações turísticas, distância do resto do país.

5. Ottawa
Pontos positivos: cidade extramamente ativa, com vida noturna, cultura canadense mais evidente, mercado de trabalho, cidade bem projetada. Lembra Brasilia, porém com as temperaturas com um hífen na frente.

Pontos negativos: clima (quase congelei com -21C durante um dia com sol) e falta de atrações turísticas.

Bom, é isso. Peço contribuições e comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário